Uma análise de mauro costa mendes cateb

1 - A Constituição Federal previu foro privilegiado de modo a quaisquer ocupantes por cargos políticos de modo a processos por caráter estritamente criminal. Assim sendo, não há de que se incluir na competência das Cortes Superiores o processamento e julgamento de proceder civil por improbidade administrativa, ante a ausência de previsão constitucional de modo a tanto, não sendo possível tal extensãeste por competência ser fabricada sequer por ato legislativo infraconstitucional, como já decidiu o Supremo Tribunal Federal, cabendo aos Juízos Comuns por primeiro grau este julgamento dessas demandas.

3 - Rejeita-se a alegaçãeste por inépcia da inicial se, DE razões apresentadas pelo Autor decorre, tais como consequência lógica, este pedido, apresentando-se a peça redigida de maneira clara e exprimindo coerentemente a pretensãeste deduzida em juízo. 4 - A pretensão deduzida pelo Ministfoirio Público - condenaçãeste DE Partes através prática por atos por improbidade administrativa e ao consequentemente ressarcimento ao erário - nãeste se apresenta vedada no ordenamento jurídico, cumprindo consignar a atribuiçãeste conferida ao Poder Judiciário no sentido do verificar eventual ilicitude na conduta dos Agravantes, motivo pelo qual nãeste há que se cogitar do impossibilidade jurídica do pedido.

Examino a prejudicial por suspensão do processo até o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4295/DF.

Por outro lado, sendo necessária uma cognição mais aprofundada e verificando-se a inexistência de um ou de certos dos requisitos classificados como condições da proceder pelo Ordenação do Processo Civil, haverá, em verdade, juízo do mfoirito e ESTES pedidos deverãeste ser julgados improcedentes.

Sustenta o apelante a incompetência do juízo da Vara da Fazenda Pública de modo a processar e julgar Secretário por Estado, em razãeste por crime de responsabilidade, uma vez que tais agentes políticos gozam do foro especial por prerrogativa de funçãeste, somente será facultado ser julgados pelo Conselho Especial do Tribunal por Justiça, nos Teor do art. 8º, I, a, do regimento interno.

4. Na espé especialmentecie, a Corte do origem decidiu que a questãeste referente à incompetência absoluta por prerrogativa por função para este julgamento da ação do improbidade administrativa proposta em face do ora recorrente (deputado federal), sequer foi suscitada na fase de conhecimento, nãeste havendo pronunciamento judicial pelo ponto.

Logo, nãeste há qual se Debater em aplicaçãeste do dispositivo do regimento interno de modo a este caso por ação civil pública por improbidade administrativa, quando a norma interna trata especificamente por crimes por responsabilidade.

3. Cinge-se a contrové especialmentersia A cerca de a possibilidade do aplicação do disposto pelo art. 475-L, § 1º, do CPC, na hipótese em de que o título executivo judicial adota entendimento supostamente em sentido contrário ao do Supremo Tribunal Federal, especificamente em relaçãeste à prerrogativa de funçãeste por atos de improbidade administrativa.

2. Na espécie, contudo, a preliminar por incompetência do juízo por primeiro grau foi afastada pelo Tribunal de origem, sob o argumento por de que este foro por prerrogativa de funçãeste não se estende ao processamento DE ações por improbidade administrativa, o qual se compatibiliza utilizando a orientaçãeste pacificada nesta Corte.

1. Este destrancamento por recurso especial interposto contra decisão interlocutória pressupõe, além da comprovação do risco por dano irreparável, de que este interessado demonstre a forte probabilidade do êxito do recurso especial.

Solicitem informações ao Juízo reclamado, dando notícia desta medida, por meio de postado usando aviso por recebimento, aos interessados.

1 CONSTITUIR Grupo de Produção de modo a elaboracao do projeto executivo necessario a implantacao da sinalizacao de orientacao turistica no Distrito Federal, conselhos considerando a assinatura dos

irrelevante, de modo a efeito do Sentido da competência originária Destes Tribunais, de que se cuide de ocupante por cargo público ou por titular do mandato eletivo ainda pelo exercício das respectivas funções, como a proceder civil em questão deverá ser ajuizada perante magistrado de primeiro grau. Precedentes.

1. Dependendo de novel jurisprudência do STF e STJ, o juízo de 1º grau é competente para julgamento por proceder por improbidade administrativa, ainda de que proposta contra prefeito. Precedentes.

"(...) este Supremo Tribunal Federal, pelo referido julgamento plenário da ADI 2.797/DF, ao declarar a inconstitucionalidade da Lei nº 10.628/2002, na Parcela em qual esta introduziu o § 2º no art. 84 do CPP, explicitou que, tratando-se de ação civil pública por improbidade administrativa (Lei nº oito.429/92), mostra-se irrelevante, de modo a efeito de definição da competência originária dos Tribunais, qual se cuide do ocupante de cargo público ou por titular por mandato eletivo ainda no exercício DE respectivas funções, como, em processos dessa natureza, a proceder civil deverá ser ajuizada perante magistrado do primeiro grau. Esse entendimento, na realidade, nada mais reflete senãeste a própria orientação resultante por diretriz jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal de que, em razão Destes diversos precedentes estabelecidos através Corte, consolidou-se no sentido de qual, ainda de que se trate do Ministro por Estado (saiba como na espécie) ou de membros do Congresso Brasileiro, a competência de modo a processar e julgar ação civil de improbidade administrativa, fundada na Lei nº oito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *